ACADÊMICOS DE JORNALISMO DEBATEM SOBRE FEMINISMO E LEGALIZAÇÃO DA MACONHA
- Cleyson Santos
- 27 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Na última terça-feira (20), ocorreu no Centro Universitário Fametro de Manaus, um debate entre os alunos do 3° período de jornalismo noturno, referente a dois assuntos da atualidade e que causam discussão em todo o país. O debate foi promovido pelas professoras Eudóxia Pereira e Jônia Quedma, que decidiram pôr os alunos do 5° período do mesmo curso como jurados.
O confronto de ataque e defesa entre as turmas foi como os temas foram esplanados entre os acadêmicos, cada grupo tinha 15 minutos para defender seu assunto ou atacar o grupo adversário. O primeiro tema abordado foi sobre a Legalização da Maconha, o grupo contra a legalização relatou sobre algumas substâncias que são prejudiciais a saúde humana, o poder do tráfico e a falta de estrutura para receber a Cannabis Sativa, mas se perdeu ao argumentar sobre o catolicismo. Já o grupo que é a favor da Legalização fez um breve histórico de como surgiu, abordou sobre o uso medicinal e a diminuição do poder do tráfico. Ambos os grupos não foram seguros em suas teses e não souberam aproveitar a fraqueza do adversário. Os júris entraram em consenso com os mestres e acabou resultando em um empate técnico.

Os outros grupos, que abordaram o tema o Feminismo, a favor e contra, foram bem mais coesos em suas defesas, citando estatísticas que contam muito para o debate, mas pecaram em não citar fontes. Embora o grupo contra o Feminismo não usau dados confiáveis em suas análises, não realizou um estudo técnico, e citou opinião própria ao invés de argumentos sólidos, se posicionou bem para o confronto com a equipe oposta que era a favor do Feminismo, que mostrou as diferenças de movimentos, um breve histórico e relações culturais, usando estatísticas como uma estratégia e bons argumentos que foram e devem ser refletidos não só no debate, mas no cotidiano. O debate sobre o segundo tema foi julgado e a decisão final dos jurados foi que a equipe a favor do Feminismo ganharia por unanimidade.

Por fim, houve uma grande discussão sobre os assuntos que fizeram com que os alunos, tiveram absorvido dessa experiência a capacidade de analisar e opinar sobre quetões do cotidiano, que causam polêmica, mas que devem sempre ser debatidas.
Comments